terça-feira, 21 de outubro de 2008

Senado demite nove parentes de senadores e diretores


O Senado Federal demitiu ontem nove parentes de senadores e funcionários que ocupam cargos de confiança e de direção da Casa. O ato aconteceu para cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe o nepotismo em qualquer dos três poderes do país.

Desde 21 de agosto, dia em que ficou decidido pelo STF que o ato de contratar parentes no serviço público é ilegal, o Senado exonerou 45 familiares de parlamentares e 18 parentes de servidores da Casa. Entre as exonerações da segunda-feira, estão duas parentes do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), Janaína Cafeteira Afonso Pereira e Maria Teresa Rodrigues Lima, que foram nomeadas antes que o senador assumisse o atual mandato. Além delas, também foram exonerados filhos e irmãos de servidores com cargo de chefia, como diretores, chefes de gabinetes e diretores do Senado.

Nepotismo
Ele existe desde a época de Napoleão Bonaparte, que nomeou três de seus irmãos como reis nos países por ele conquistados. O famoso termo nepotismo é considerado uma forma de corrupção e combatido pelos brasileiros há decadas.
O nepotismo ocorre quando um alto funcionários público utiliza de sua posição para entregar cargos públicos a pessoas de sua família. A contratação de parentes acaba por lesar outras pessoas que possuem uma qualificação melhor.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br