quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Fumo deve causar 10% das mortes em 2030


A Organização Mundial de Saúde divulgou esta semana um relatório que prevê as principais causas de morte em 2030. O cigarro está no topo da lista como um dos que mais leva ao óbito, representando 10% do total de mortes no mundo neste período. Estima-se que em 2030 o número de mortes causadas pelo tabaco suba para 8,3 milhões em todo o mundo.

Atualmente, no Brasil, existem cerca de 38 milhões de fumantes e 1,6 bilhões em todo o mundo. As mortes no país já somam 80 mil por ano e esse número tende a crescer devido ao aumento das doenças cardiovasculares, doenças pulmonares e do câncer, todas originadas a partir do uso excessivo do cigarro. Tal dependência ocorre em 90% dos usuários, causando problemas no cérebro e produzindo a sensação errônea de prazer.
Além dos efeitos nos usuários, os não-fumantes, chamados fumantes passivos, também sofrem com o cigarro. Estima-se que cerca de 2.600 pessoas morrem todos os anos devido ao contato com a fumaça.

Impacto econômico

As doenças provocadas pela exposição ao tabaco por não-fumantes também já causam um grande impacto econômico no Brasil, pois custam R$ 37 milhões por ano ao Governo Federal. Os gastos são com atendimentos no SUS e no pagamento de pensões ou benefícios do INSS. As doenças isquêmicas do coração, como infarto, são as que mais provocam mortes de não-fumantes.

Entre os fumantes, estima-se que o gasto seja de 470 milhões de reais. Leia mais sobre o impacto econômico aqui.

Leia sobre como parar de fumar.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br