quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Brasil avança nas pesquisas com células-tronco e produz primeira linhagem nacional

Uma equipe do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) conseguiu produzir em laboratório a primeira linhagem de células-tronco embrionárias 100% nacional. Esse foi o primeiro grande passo que o país deu em pesquisas com esse tipo de célula, que pode originar outros tipos de células e promover a cura de diversas doenças como o câncer, o Mal de Alzeimer e cardiopatias.

Os Estados Unidos produziram sua primeira linhagem dez anos antes do Brasil. Fato que se explica pela dificuldade que o país teve com a autorização para realizar pesquisas com as células, pois somente no dia 29 de maio deste ano que o Supremo Tribunal Federal concedeu o aval para a atuação dos pesquisadores com células embrionárias. Antes, as pesquisas no país se restringiam às células da medula óssea e do cordão umbilical. Mas essas células originam apenas alguns tecidos do corpo.

Com o novo feito da USP, o Brasil poderá expandir suas pesquisas com as células-tronco. Para financiar os estudos, o Governo Federal anunciou que serão reservados R$ 11 milhões para as pesquisas e ainda construirá seis centros de pesquisas, com a formação de uma Rede Nacional de Terapia Celular (RNTC).

Definição de células-tronco

São células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células. Existem vários tipos de células-tronco: 1. Totipotentes - podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias; 2. Pluripotentes - podem produzir todos os tipos celulares do embrião; 3. Multipotentes - podem produzir células de várias linhagens; 4. Oligopotentes - podem produzir células dentro de uma única linhagem e 5. Unipotentes - produzem somente um único tipo celular maduro. As células embrionárias são consideradas pluripotentes porque uma célula pode contribuir para formação de todas as células e tecidos no organismo.


Veja uma explicação sobre o cultivo das células.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br