terça-feira, 7 de outubro de 2008

Brasileiros de 29 cidades voltam às urnas no dia 26 de outubro


Eleitores de 29 cidades brasileiras escolherão em segundo turno seus prefeitos. A segunda etapa está marcada para o dia 26 de outubro, às 8 horas, nas capitais: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Florianopólis, Porto Alegre, Manaus, Macapá, São Luiz, Cuiabá e Belém. Além destas, outras 19 cidades também contam com o segundo turno.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que 77 municípios estavam aptos para ir ao segundo turno, pois registraram mais de 200 mil eleitores. Das 29 cidades que foram para essa etapa, apenas Benedito Leite (MA) não se encaixa na regra do número de eleitores. Com apenas 4.271 de eleitores, a cidade teve suas eleiçõe anuladas, por causa da descoberta de urnas queimadas em terreno baldio.

Com apenas dois candidatos na disputa agora, mudam as regras de tempo de propaganda gratuita no rádio e na televisão. Cada um dos candidatos disporá de tempo igual de 20 minutos.

Partidos

O PT e o PMDB foram os partidos com melhor desempenho nas urnas. O PT venceu em 13 dos 79 maiores colégios eleitorais do país e o PMDB garantiu eleição em 10 dessas cidades. O PSDB foi o terceiro melhor, vencendo em nove desses municípios.

Para o segundo turno, o PT disputa as eleições em 15 cidades, o PMDB em 11 e o PSDB em 10 colégios eleitorais.

Eleitores

Os eleitores têm o prazo de 60 dias, a contar da data do dia 06/10, para acertar as contas com a Justiça Eleitoral. Para a justificativa, o eleitor deve preencher um formulário obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, no site do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais. O formulário deve ser entregue em qualquer cartório ou posto de atendimento eleitoral.

Quem não justificar, não poderá se inscrever em concurso público ou tomar posse, assim como tirar passaporte e carteira de identidade, por exemplo. O eleitor que não votar em três eleições consecutivas e não justificar a ausência terá sua inscrição cancelada e, após seis anos, excluída do cadastro de eleitores.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br