sexta-feira, 12 de setembro de 2008

STF decide obrigatoriedade do diploma para jornalistas

Uma velha ameaça voltou a rondar o exercício da profissão jornalística: a não obrigatoriedade do diploma.




O Supremo Tribunal Federal (STF) julgará esta semana a eliminação da obrigatoriedade da formação superior específica e prévia em jornalismo para o exercício da profissão de jornalista no Brasil. Também está previsto o julgamento de ação que questiona a Lei de Imprensa.


A discussão sobre o exercicio da profissão de jornalista é antigo e a obrigatoriedade do diploma foi uma conquista histórica, que completa quase quarenta anos. Mas, devido ao Recurso Extraordinário RE/511961 do Ministério Público Federal, que questiona a regulamentação profissional dos jornalistas, a conquista está ameaçada. Se for aprovada a não obrigatoriedade do diploma, cerca de 30 mil jornalistas formados por ano em 497 cursos superiores do Brasil estariam sem rumo, pois a dificuldade de consequir um emprego seria ainda maior do que já é, uma vez que diversos profissionais não formados poderiam ocupar seus lugares.


Como forma de combater tal ação do STF, os sindicatos profissionais de todo o país se reunirão em Brasília, em um Ato Público, no dia 17 de setembro, às 13 horas, na Praça dos Três Poderes, em frente ao STF. Haverá também manifestações em todos os estados.



Leia a Carta aberta dos professores de jornalismo aos ministros do Supremo.

Se você apóia a obrigatoriedade do diploma, clique aqui

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente acho que devemos lutar pelo diploma.

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa. Estamos precisando divulgar mais noticias como essa.

BlogBlogs.Com.Br