terça-feira, 16 de setembro de 2008

Protesto de jornalistas nesta quarta-feira



Jornalistas brasileiros se reúnem em frente ao STF num Ato público em defesa do diploma para o exercício da profissão, às 13 horas desta quarta-feira, dia 17 de setembro, na Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília.

Segundo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, a intenção do protesto do dia é sensibilizar os 11 ministros do STF a votarem a favor da manutenção do diploma como garantia mínima de qualificação teórica, ética e técnica profissional e de um Jornalismo voltado para o interesse público.

A jornalista recém-formada Janaina Rochido afirma que o diploma é essencial, pois é o resultado do que foi apreendido na faculdade. " Depois de quatro anos na faculdade, aprendi que Jornalismo, hoje em dia não é mais só feeling. Não basta você farejar a notícia - em tempos de internet, subornos, grandes conglomerados de comunicação, grampos, novo nichos de trabalho, interface com outras áreas e afins, é preciso filtrar, medir, avaliar e decidir com olhos um pouco menos passionais do que os do "eu sinto que", "eu acho que". Não, a gente não tem que achar nada sem ter todo um arcabouço que não vem só da cultura e do bom senso de berço, mas que vem da escola também, vem do estudo, vem de teorias que muitos já esqueceram. Eu tenho orgulho em dizer que estudei para ser o que eu sou e não abro mão disso. Quem também quiser ser jornalista que seja bem-vindo, mas que faça a coisa da forma certa".

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br