segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Espanha é alvo de atentados com carros-bomba


Em menos de 24 horas, oito pessoas foram feridas e uma morta em ataques de três carros-bomba na Espanha nesta segunda-feira. A autoria dos atentados foi atribuída à organização separatista basca ETA, que atua desde os anos 60 com o objetivo de recuperar a independência dos bascos.

As explosões começaram na madrugada de hoje. Na ação mais grave, um carro-bomba matou uma pessou e feriu outra na localidade de Santoña. Em outro ataque, um carro-bomba explodiu próximo à delegacia de Ondarroa, no País Basco espanhol, deixando sete feridos. Um terceiro carro-bomba explodiu nas imediações de Vitoria, capital do País Basco.

A causa dos atentados pode ser uma represália do ETA ao anúncio da Justiça espanhola sobre a ilegalidade do partido independente (Ação Nacional Basca) ligado ao ETA.

Sobre o ETA
Formado nos anos 60, uma das facções do movimento autonomista basco – denominado de ETA - Euskadi Ta Askatasuna (Pátria basca e liberdade). Querem a independência total e fazer do País Basco um estado-nacional como Portugal, separado do restante da península Ibérica. Os atentados que promoveram, à bomba ou a tiros, nos últimos dez anos, provocaram marchas de repudio por toda a Espanha. Milhões de cidadãos, inclusive nas principais cidades bascas, saíram às ruas para clamar por paz e protestar contra a ação desesperada e assassina do ETA, que já abateu mais de mil espanhóis.



Mais:

Veja cronologia dos principais atentados do ETA


1 comentários:

Unknown disse...

Mé pareske mejor hacer elecciones!
Assi non hay guerra pero libertat.Saludos para los Españoles dendê Portugal!

BlogBlogs.Com.Br