quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Mulheres no comando

( Fonte: Folha de São Paulo)


As mulheres lideram a disputa para quatro prefeituras do país e outras seis aparecem em segundo lugar, segundo pesquisa do DataFolha e do Ibope. Diferente das eleições de 2004, as mulheres representam também 51,7% do eleitorado e são 4,7 milhões a mais do que os homens.
As candidatas com maiores chances de vencer as eleições são: a candidata à reeleição em Fortaleza (CE), Luizianne Lins (PT). Em Natal (RN), Micarla de Sousa (PV) tem 50% segundo o Ibope. Marta Suplicy (PT) é a favorita de São Paulo e em Belém (PA), Valéria Pires Franco (DEM) está na primeira posição.

Em Minas Gerais, a candidata Jô Moraes está na segunda posição da disputa pela vaga de prefeito.
Perfil da candidata

Nome: Maria do Socorro Jô Moraes

Coligação: BH é Você!, PCdoB/PRB

Local e data de nascimento: Cabedelo, Paraíba, em 9 de agosto de 1946.

Vida política: Iniciou a vida política no movimento estudantil secundarista. Foi presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Serviço Social, da Universidade Federal da Paraíba e diretora da União Estadual dos Estudantes. Ainda no tempo de estudante integrou a organização revolucionária Ação Popular. Veio para Belo Horizonte em 1970. Filiou-se ao Partido Comunista do Brasil em 1972 e desde 1982 é membro do Comitê Central.

Em 1978, passa a atuar no movimento de mulheres. Coordena a Comissão Pró-Federação de Mulheres de Minas Gerais (1982), presidente fundadora do Movimento Popular da Mulher de Belo Horizonte (1983), Coordenadora Executiva do Conselho Estadual da Mulher (1984), primeira presidente da União Brasileira de Mulheres (1989).

Vereadora eleita em 1996 e 2000.
Deputada estadual, em 2002.
Deputada federal em 2006.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br