sexta-feira, 19 de setembro de 2008

11% da riqueza produzida no país vem do campo




O agronegócio é um dos setores que mais tem crescido nos últimos anos. Somente no primeiro semestre de 2008, a soma da riqueza produzida na área registrou alta de 10%. Em Minas Gerais, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio pode alcançar R$ 84,4 milhões neste ano.

A produção do setor já responde por 30% do PIB de Minas e por 11% do PIB do Brasil. Já as exportações do agronegócio atingiram US$ 41,7 bilhões no primeiro semestre do ano, que representam 30% a mais do que o mesmo período de 2007.

Investimentos
O mercado de trabalho reserva boas oportunidades com a expansão do agronegócio no país. As oportunidades aparecem para diversos segmentos da sociedade: pequenos empreendedores, trabalhadores rurais e estudantes de cursos ligados ao agronegócio, como Agronomia, Engenharia Agrícola e Agronegócios. Na área de produção, é grande a quantidade de empresas que trabalham com profissionais desta formação, especialmente aquelas que fabricam defensivos, adubos e insumos.

Além disso, o emprego formal vem crescendo mais no interior do que nas capitais, impulsionado pelo crescimento do agronegócio. Já são cerca de 700 mil vagas criadas no interior, o que representa 50% do total gerado no Brasil durante o primeiro semestre.

Definição de agronegócio

O agronegócio considera a agricultura como parte de uma extensa rede de agentes econômicos que garantem a produção, transformação, distribuição e consumo de alimentos.

Leia mais no Portal do Agronegócio.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br