terça-feira, 3 de março de 2009

Amazônia perde área equivalente a metade de São Paulo


Em apenas três meses (novembro, dezembro de 2008 e janeiro de 2009) a Amazônia já perdeu 754 quilômetros quadrados de florestas, o equivalente a metade do município de São Paulo e também a cerca de 76 mil campos de futebol. Os dados foram divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e fazem parte de um relatório do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) .

O desmatamento sem freios, já frequente na região, obteve somente durante o mês de outubro de 2008 um dos seus recordes: 587 km² de área desmatada. Nos meses seguintes, o novo relatório do INPE identificou uma queda: em novembro a Amazônia perdeu 355 quilômetros quadrados e em dezembro foram 177, números que contribuiram para o saldo de 7.341 quilômetros quadrados desmatados durante todo o ano de 2008, equivalente a quase cinco vezes a área da cidade de São Paulo.

Campeões de desmatamento

Durante os três meses que o INPE analisou, Mato Grosso foi o estado que teve maior área desmatada, com 318,7 quilômetros quadrados de floresta derrubados (42% do total registrado). O Pará aparece em seguida, com 272 quilômetros quadrados (36%), seguido pelo Maranhão, onde 88,4 quilômetros quadrados foram desmatados (11%). Rondônia ficou em último lugar: derrubou 58,12 quilômetros quadrados de floresta, 7% do total verificado no período.

Leia mais:

Dicas:

1 comentários:

Gerson de Castro disse...

Que as autoridades políticas brasileiras pouco se importam com a Amazônia, isso todo mundo sabe. Também sabemos que o brasileiro também não liga muito. Enfim...

Só não podemos continuar cometendo o mesmo erro que os norte-americanos e europeus fizeram no passado, quando exterminaram a floresta Tiger (que começa no Canadá, atravessa o oceano e termina na Europa)...

BlogBlogs.Com.Br