quarta-feira, 4 de março de 2009

Brasil tem segundo governador cassado


Em menos de um mês, o país presenciou a cassação de dois governadores. Após Cássio Cunha Lima perder cargo na Paraíba, é a vez de Jackson Lago, governador do Maranhão, ser punido por abuso de poder. A decisão ocorreu essa semana em uma sessão entre ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O placar foi de 4 votos a 3 pela cassação, por abuso de poder na eleição de 2006.

Os dois políticos afastados fazem parte de um lista de governadores acusados por ilegalidades durante seus mandatos. Na lista, mais cinco estão na mira do TSE, que pretende afastá-los dos cargos até o final do ano. São eles: Luiz Henrique (PMDB - SC), Ivo Cassol (RO), Marcelo Miranda (PMDB - TO), José de Anchieta Jr (PSDB - RR), Waldez Góes (PDT - AP), Marcelo Déda (PT - SE). Entre as acusações, estão a de abuso de poder político, econômico, compra de votos e corrupção e fraude.

Cunha Lima
O primeiro governador a ser cassado foi Cássio Cunha Lima, da Paraíba e seu vice, José Lacerda Neto. Ambos são acusados de utilizar programas sociais para a distribuição irregular de dinheiro, via cheques, em um processo denominado Caso FAC (Fundação de Ação Comunitária). A cassação foi aprovada no dia 17 de fevereiro por unanimidade dos ministros do TSE.

Jackson Lago
O processo de cassação de Jackson Lago começou no dia 19 de dezembro de 2008, mas só a decisão só foi tomada na quarta-feira, dia 4 de março. O pedido de cassação foi feito pela coligação de Roseana Sarney, candidata derrotada por Lago nas eleições de 2006. A principal acusação é a de que José Reinaldo Tavares (PSB), governador do Maranhão à época da eleição, teria usado a máquina do Estado em favor de Lago.

Entre as supostas infrações cometidas por Lago, está a denúncia menciona doações irregulares de cestas básicas e kit salva-vidas para moradores da baía de São Marcos, em São José de Ribamar, além da transferência de recursos públicos, de mais de R$ 700 mil, para uma associação de moradores de Grajaú.

Tanto Jackson Lago como Cunha Lima recorreram a decisão do TSE por discordarem da decisão. Cunha Lima chegou a fazer campanha em Brasília para que ficasse no cargo, mas seu pedido foi negado pelos ministros do TSE.


Leia mais:

2 comentários:

Gerson de Castro disse...

A cassação de prefeitos e governadores tem se tornado mais frequente nas ultimas duas eleições. E os motivos, conforme a matéria muito bem escrita relatou, são quase sempre os mesmos: abuso de poder econômico e política assistencialista.

Construção Criativa disse...

A coisa não é tão simples. O clã Sarney domina a política no estado nos últimos 40 anos e foi a primeira vez que essa quadrilha perdeu uma eleição para governador. O contrário do Jackson Lago, íntegro e idealista. Uma das maiores biografias políticas do Brasil. É como caçar a pedra do David por abuso de poder contra o Golias. Quem sabe, talvez, ser vendado também.

BlogBlogs.Com.Br