quinta-feira, 12 de março de 2009

QR Codes: novidade agita o ambiente tecnológico

Eles já são febre no Japão, são usados em todos os lugares e momentos: outdoors, blusas, contas de restaurantes, cartas, blogs e já começam a ganhar mercado em outros países. Os chamados Quick Response Codes (ou QR codes/2D Barcodes/Smart Codes) são códigos de respostas rápidas.
Para usá-lo deve haver uma câmera com celular habilitado para tal, ao tirar uma foto da imagem o código pode te mostrar um filme, transmitir um som, levar para uma página da internet, sem precisar digitar um código URL no celular ou mandar um SMS para número.

Assista um vídeo de demonstração:




Os QR Codes são muito comuns também em revistas e propagandas, onde usam-se os códigos para guardar endereços e URLs, além de informações pessoais detalhadas, no caso de cartões de visitas, facilitando muito a inserção destes dados em agendas de telefones celulares. No Brasil, o primeiro anúncio publicitário a utilizar o código QR foi publicado pela Fast Shop em dezembro de 2007. Mais tarde a Nova Schin publicou um anúncio com o código em junho de 2008 e a Claro fez uma campanha utilizando o Código QR em novembro de 2008. Também em novembro de 2008, durante o Salão do Automóvel, a Volkswagen aproveitou o código para uma pequena ação em sua estande.

Nokia
A empresa de telefones celulares Nokia já disponibiliza aparelhos para leituras dos códigos. São eles:Nokia N82, N93, N93i, N95, N95 8GB, E66, E71, E90, 6220 Classic , Nokia N78, 6210 Navigator, N96 e6220 Classic.
A Nokia ainda disponibiliza em seu site um link para que os usuários criem seus próprios QR Codes. Crie o seu aqui.


0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br