quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Formas simples de combater o aquecimento global


O aquecimento global é a grande preocupação do milênio. Ele está presente na maioria dos acontecimentos climáticos do Brasil e do Mundo e sua presença já gera efeitos devastadores. Pesquisadores afirmam que o aquecimento global ocorre em função do aumento da emissão de gases poluentes como ozônio, dióxido de carbono, metano e monóxido de carbono, alguns derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Esses gases formam uma camada de poluição, causando o famoso efeito estufa, que dificulta a dispersão de calor e aumenta a temperatura da terra.

Além das soluções em larga escala para combater o aquecimento, existem também formas simples de ajudar .São ações que qualquer pessoa pode efetuar:

- Usar mais o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta. Tal ação ajuda a diminuir a dispersão de combústiveis fósseis na atmosfera.

- Se preferir por usar o automóvel sempre, tentar adaptar o carro para etanol ou biodiesel. Os carros também devem estar regulados constantemente para evitar a queima desregulada de combustíveis e usar obrigatoriamente o catalisador.

- Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem. Evita que produtos que são dificeis de deteriorização fiquem anos no meio ambiente. Aprenda aqui como reduzir sua produção de lixo.

- Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.

- Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, a plantação de árvores e plantas ajuda a combater o aquecimento. Algumas plantas como a samambaia ajudam a absorver os poluentes. Por isso, é bom colocar muitas samambaias para decorar e melhorar o ambiente.

- Fazer menos churrasco com carvão ajuda a não emitir o gás carbônico no ar. A alternativa é o uso das churrasqueiras elétricas.

- Para os que moram no meio rural, saibam que a pecuária é responsável por 16% da poluição mundial. Animais como vacas, cabras, ovelhas e búfalos emitem gás metano no ar, um dos mais potentes entre os gases poluidores.
Dica do blog:
Comece a implantar essas dicas em sua vida diária e repasse as informações para todos que conhece. Ainda dá para salvar o mundo e todos que vivem nele.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br