segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Pesquisa mostra que MP3 player leva à surdez


Os MP3 players viraram mania nacional e ocupam os ouvidos da maioria da população brasileira. Mas, o excessivo uso do aparelho já é preocupante, pois eles têm causado surdez em muitos usuários.
O Brasil é um dos campeões mundiais na freqüência de perda auditiva induzida pelo ruído, 30% são causadas por exposição a sons intensos. Mas esse não é o único risco à saúde, cerca de 20% da população apresenta zumbido, sintoma que indica perda auditiva; fortes dores de cabeça, insônia e dificuldade de entendimento são outros sintomas do som muito alto nos players. E o som pode ser tão alto que sua capacidade máxima atinge a intensidade sonora de 120 dB (decibéis), enquanto o limite para não causar danos à audição é 85 dB.

Para alertar a população acerca dos riscos dos tocadores de música, a Sociedade Brasileira de Otologia promove hoje o Dia da Audição. Segundo a entidade, para não terem nenhum dano à saúde, os usuários devem deixar o volume do tocador na metade de sua potência e evitar ficar muitas horas seguidas ouvindo músicas. A audição deve ainda ser percebida pelo usuário. Caso haja algum dano, ele deve procurar um médico imediatamente.


0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br