quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Buraco na camada de ozônio atinge 5ª maior extensão da história


Com um tamanho máximo de 27 milhões de quilômetros quadrados, o buraco na camada de ozônio atingiu a quinta maior extensão da história. Tal fato foi divulgado hoje pela agência espacial americana Nasa. A máxima foi alcançada no dia 12 de setembro deste ano.

Apesar da medida do buraco, a Nasa identificou uma diminuição de 3,8% do número de quantidade de substâncias que destroem o ozônio. Geralmente, o buraco oscila seu tamanho entre agosto e outubro, período em que ocorre um aumento e diminui nos meses seguintes.

Destruição

A camada de ozônio é destruída pelo uso de produtos químicos que emitem gases que são nocivos à atmosfera. Alguns gases como os clorofluorcarbonetos (CFC) são capazes de destruir essa camada e facilitar a entrada dos raios ultravioleta responsáveis pelo câncer de pele, entre outros males.
Algumas formas de proteger a camada:

1. Limpeza sem cloro: Muitos detergentes e outros produtos de limpeza contêm cloro, que, misturado a outras substâncias, pode produzir gases tóxicos. Cada átomo de cloro é capaz de destruir dezenas de milhares de moléculas de ozônio.

2. Abaixo o spray: Considerando que suas embalagens são produzidas a partir de uma série de recursos valiosos e que depois de vazias não podem ser reutilizadas, nem recicladas, os aerossóis deveriam ser banidos da lista de compras de todo consumidor com consciência ecológica. Use produtos com borrifador.

3. Refrigerador amigo do ozônio: Da próxima vez que comprar uma geladeira, procure por um modelo "ecológico", que, no lugar de CFCs, HFCs e HCFCs -- verdadeiros devoradores de ozônio --, usa butano e propano. Além disso, as versões "ecológicas" em geral consomem uma quantidade menor de energia.

4.Tire a tinta com segurança: Fique longe de removedores de tinta à base de solventes. Além de provocar dor de cabeça, queimar a pele e descolorir a madeira, eles prejudicam o meio ambiente desde a hora em que são produzidos até o momento em que são usados. Seus compostos voláteis orgânicos contribuem para a redução da camada de ozônio e podem ser cancerígenos. Para evitar esses efeitos desagradáveis, use removedores à base de água. Eles têm PH neutro, são biodegradáveis e muito mais agradáveis de usar.

( Extraído do livro: 1001 Maneiras de Salvar o Planeta)

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br