quarta-feira, 6 de maio de 2009

Epidemia brasileira: dengue gera alerta nacional

Em Belo Horizonte os casos de dengue aumentaram 11% de uma semana para outra. Na Bahia, são 2.400 notificações por semana e uma morte a cada três dias. Longe da gripe suína, o Brasil vive uma epidemia já costumeira para os cidadãos, mas que vem crescendo aceleradamente.

O já noticiado "período dos mosquitos" está em pleno auge. O combate ao mosquito da dengue é constante, porém os casos da doença aparecem todos os dias. Só na capital mineira são 15.019 casos notificados e 5.807 casos confirmados da doença, sendo 26 com complicações e quatro de dengue hemorrágica, a forma mais grave da doença. Próximo à capital, em Governador Valadares, foi confirmada hoje a segunda morte por dengue hemorrágica. A vítima foi um bebê de dez meses.

Ao todo, Minas Gerais tem 35.290 casos de dengue confirmados neste ano, segundo a Secretaria de Saúde do Estado. Governador Valadares é a cidade em Minas que apresenta o maior número de ocorrências de dengue hemorrágica. A cidade teve oito dos 22 casos desta forma de dengue.

Já na Bahia, são 26.597 casos até abril, um aumento de 291% em relação ao mesmo período do ano passado. Neste estado, 28 pessoas morreram por causa da doença.

Os dois estados são só uma amostra do que ocorre em todo o país.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br