segunda-feira, 4 de maio de 2009

Mais de 1000 casos de gripe suína no mundo


Na semana passada, não chegavam aos 300 os casos de gripe suína no mundo. Hoje, eles já somam 1003 e estão em 20 países, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por essa razão, a OMS cogita elevar o alerta de pandemia para o nível máximo ( 6 - em uma escala de 1 a 6) e declarar uma epidemia mundial de gripe.

O México, primeiro país atingido pela doença, tem 590 casos confirmados da doença e 25 mortes. Os Estados Unidos comunicaram 226 casos e um morto. Em terceiro lugar está o Canadá, com 85 pessoas infectadas e sem registro de mortes até o momento. No Japão, os resultados preliminares dos exames de uma paciente com suspeita da doença deram positivo para o vírus H1N1. s demais países que informaram oficialmente os casos são: Áustria, Espanha, China, Costa Rica, Colômbia, Dinamarca, El Salvador, França, Alemanha, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Suíça, Portugal e Reino Unido.

O Brasil tem 15 casos suspeitos, mas ainda não há confirmações.

Leia mais:

4 comentários:

Gerson de Castro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gerson de Castro disse...

Sabe o que é mais engraçado? É que este ano tivemos 42,9 mil casos de Dengue no Brasil - UMA EPIDEMIA!!!

Ainda no Brasil, pouco mais de 15 casos de gripe suína são suspeitos.

A reflexão que faço é a seguinte: Por que as autorides brasileiras e a sociedade civil não se mobilizam também para exterminar de vez a dengue, da mesma maneira como estão tentando evitar ao máximo casos da nova gripe?!

Roberto Peçanha disse...

Ou achava que seu e-mail era um spam, eu sempre liga Erika Dias como uma coincidência com fato de ser irmã da KK. Como sou lerdo!

Que bacana seu blog, de mês pra cá comecei a visitar blogs e fazer comentários .. e axei vários bacanas ... e o seu é otimo... Parabens!

Mas indo ao assunto .. estou assutado com a rapidez que isso está se alastrando.. no dia que que estourou esse caso ate brinkei falando do Brasil ai passou 3 horas depois ja estavam com suspeitos aki em BH.

Legal a observação que o Paulo fez, mas a questão do grande enfoque dessa nova doença acho que seria a facilidade de contaminação e o fato de vários países estarem envolvidos.

E tudo é uma questão de mídia tb da qual considero que tem um poder não maior mas equiparado ao do nosso Congresso!

Erika Dias disse...

Concordo com o que vc diz Paulo. Realmente a dengue está bem mais próxima dos brasileiros e do mundo todo. ( como disse na matéria do dia 24/04).

O pior de tudo é que o sistema de saúde não está conseguindo controlar efetivamente a dengue. Um bom exemplo é do posto de saúde do Ermelinda, perto da minha casa. Chegou uma agente de saúde aqui alarmando a todos, mas isso já faz mais de um mês. E os casos no bairro só sobem...

Tinha que acontecer uma mobilização geral e, como vc disse, exterminar de vez a dengue.

BlogBlogs.Com.Br