sexta-feira, 24 de abril de 2009

Brasil terá mais um ano de proliferação de mosquitos

Mosquito da dengue, mosquito palha e homem com leishmaniose

A divulgação do aumento dos casos de dengue e leishmaniose em todo o país confirmam: está aberta a temporada dos mosquitos. Antes de 1997, o período latente dessas doenças se dava em meses fixos e diferenciados entre si, porém, com as bruscas alterações climáticas da atualidade, o aparecimento desses mosquitos, principalmente o da dengue, acontece durante todo o ano.

Dengue

A dengue é uma doença febril aguda, causada por vírus, de evolução benigna, na forma clássica, e, grave, quando se apresenta na forma hemorrágica. A dengue é hoje o mais sério problema de saúde pública no mundo, especialmente nos países de clima tropical, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti, principal transmissor da doença.

No Brasil, não se pode mais dizer que a dengue atinge mais uma região do que outra. Ela já é uma epidemia registrada em todas as regiões do país. Na Bahia, são 222 casos por dia. Já o Rio de Janeiro ficou em 2008 com 36% do total de casos de dengue, somando 32.552 pessoas que tiveram suspeita da doença. Só a capital fluminense registrou 22.167 casos desse total. Em Belo Horizonte foram 21128 casos no ano passado.

O gráfico abaixo mostra a evolução da dengue em todo o país durante 17 anos (1990 -2007).

Como prevenir a dengue

Não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Por isso, a unica ação é evitar o nascimento do mosquito. A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente (vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores) ou em outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

Leishmaniose

A leishmaniose ou "calazar" é uma doença que acomete cães e homens. Ela é o grande motivo de morte de cães, pois não existe cura para eles. A transmissão ocorre pela picada do mosquito conhecido como mosquito-palha. Como a dengue, a leishmaniose já se manifesta em todas as regiões do país, trazendo muita preocupação por se tratar de uma zoonose (doença que pode ser transmitida do animal para o ser humano) que ataca o baço, o fígado e a medula óssea. Os sintomas são: febre, apatia, falta de apetite, fraqueza, aumento do volume abdominal e emagrecimento.

Nos últimos anos, aumentou de modo preocupante o número de casos de leishmaniose visceral no Brasil. Em 2006, por exemplo, de acordo com números oficiais, houve 3651 casos da doença, enquanto só no primeiro semestre de 2007 se registraram 3505. Em 2006, a pior situação foi a do Ceará, onde foram confirmados 897 casos da doença. Em São Paulo, a infecção apresenta trajetória de aumento. Em 2001, 94 pessoas estavam contaminadas.

Como prevenir a leishmaniose
No passado, a leishmaniose era uma doença de ambientes silvestres e rurais. A partir dos anos 1980, com a crescente urbanização, aumentou a incidência nas cidades. O mosquito se prolifera em áreas onde é acumulado o lixo e em terrenos baldios. Por isso, não deve-se acumular lixo em casa ou jogá-los nos terrenos baldios.

Saiba Mais:
Fábrica alemã lança medicamento oral contra leishmaniose
Ministério alerta para epidemia de dengue em 2009

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br