quinta-feira, 28 de maio de 2009

Minas Gerais é o primeiro no ranking de estados desmatadores da Mata Atlântica


A floresta tropical mais ameaçada do Brasil perde cada vez mais seu espaço. Em apenas três anos - 2005 e 2008 - a Mata Atlântica perdeu 103 mil hectares, equivalente a dois terços da cidade de São Paulo. O estado que mais desmatou foi Minas Gerais. Devido a produção de carvão, o estado fez com que a mata tivesse 32,7 mil hectares de vegetação perdidos.

Sobre a mata

Apesar de ter apenas 10% de mata nativa, a Mata Atlântica ocupa hoje 17 estados e tem em seu ecossistema uma das maiores biodiversidades do planeta. No passado, ocupava todo o litoral brasileiro e chegava até Argentina e Paraguai e era a segunda maior floresta tropical da América do Sul.


Outras notícias:

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Emprego apresenta sinais de retomada desde o ínicio da crise


O mês de abril foi o terceiro mês seguido de recuperação do emprego formal no Brasil. Nesse período, a economia brasileira registrou a criação de cerca de 106 mil vagas com carteira assinada. Trata-se do melhor resultado desde setembro do ano passado.

O número de vagas criadas surpreendeu após um período crítico de demissões. Entre novembro e janeiro, formam fechadas quase 800 mil vagas. Somente em janeiro, foram 101 mil. A recuperação começou em fevereiro, com a criação de cerca de 9 mil vagas. Em abril, houve expansão do emprego nos setores de serviços (59.279), agricultura (22.684), construção civil (13.338), comércio (5.647) e administração pública (5.032). Na indústria, o resultado ficou próximo de zero: 183 vagas. A indústria extrativa mineral foi o único setor a registrar perda de empregos (-582).

Leia mais:

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dica cultural: Apesar das críticas, Anjos e Demônios estréia hoje nos cinemas


Escrito três anos antes de Código da Vinci, Anjos e Demônios, também de Dan Brown e dirigido por Ron Howard, chega amanhã aos cinema do Brasil. O filme, assim como seu antecessor, lançou uma nova polêmica após o Vaticano declarar que o longa traz elementos ofensivos contra os valores da Igreja.

Anjos e Demônios narra a primeira aventura do simbologista de Harvard Robert Langdon (Tom Hanks). A história se passa bem antes de Robert Langdon iniciar sua busca pelo Santo Graal e descobrir que Jesus Cristo teria tido um caso com Maria Madalena. O filme começa com a morte do papa e o sequestro, dentro dos muros do Vaticano, de quatro cardeais indicados à sucessão do pontífice. Após uma mensagem cifrada, a Santa Sé convoca Langdon na esperança de que ele, com seus conhecimentos de simbologia, consiga desvendar o mistério.

Trata-se de uma conspiração comandada por um grupo de cientistas chamado Illuminatis. O objetivo deles seria a completa destruição do Vaticano, após pesquisadores do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern) terem descoberto a partícula de Deus. Também chamada de antimatéria, a minúscula partícula, armazenada em um dispositivo de vidro, é roubada do Cern e instalada dentro do Vaticano.







Título no Brasil: Anjos e Demônios

Gênero: Policial

Classificação etária: 16 anos

Tempo de Duração: 140 minutos

Ano de Lançamento: 2009

Estréia no Brasil: 15/05/2009

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Lei limita fumo em São Paulo


Aprovada em abril deste ano e sancionada na última quinta-feira, dia 7, pelo governador de São Paulo José Serra, a nova lei antifumo entra em vigor em 90 dias e já pretende punir estabelecimentos público e privados de São Paulo que permitirem o uso de cigarro e derivados de tabaco. Os locais serão fiscalizados pelo Procon e pela Vigilância Sanitária a partir de agosto e podem ser multados ou interditados se houver pessoas fumando ou evidências de desrespeito à nova legislação, como cinzeiros ou bitucas de cigarro jogadas no chão, no lixo ou em vasos sanitários, falta de placas de proibição ao fumo com menção à nova lei e até cheiro de fumaça.

Antes de entrar em vigor, o governo deverá realizar uma ampla campanha educativa para explicar o que muda com a lei. O projeto também prevê que o Estado disponibilize medicamentos e dê assistência médica aos fumantes que queiram largar o cigarro.
Locais onde vale a proibição

De acordo com a nova lei, fica proibido o consumo de tabaco em locais parcialmente ou totalmente fechados do Estado de São Paulo, como: áreas internas de bares, restaurantes e lanchonetes; casas noturnas; ambientes de trabalho; shoppings; táxis; escolas; hotéis e pousadas; áreas comuns em condomínios e outros recintos coletivos.

Leia mais:

Entidades entram na Justiça contra lei antifumo em SP

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Epidemia brasileira: dengue gera alerta nacional

Em Belo Horizonte os casos de dengue aumentaram 11% de uma semana para outra. Na Bahia, são 2.400 notificações por semana e uma morte a cada três dias. Longe da gripe suína, o Brasil vive uma epidemia já costumeira para os cidadãos, mas que vem crescendo aceleradamente.

O já noticiado "período dos mosquitos" está em pleno auge. O combate ao mosquito da dengue é constante, porém os casos da doença aparecem todos os dias. Só na capital mineira são 15.019 casos notificados e 5.807 casos confirmados da doença, sendo 26 com complicações e quatro de dengue hemorrágica, a forma mais grave da doença. Próximo à capital, em Governador Valadares, foi confirmada hoje a segunda morte por dengue hemorrágica. A vítima foi um bebê de dez meses.

Ao todo, Minas Gerais tem 35.290 casos de dengue confirmados neste ano, segundo a Secretaria de Saúde do Estado. Governador Valadares é a cidade em Minas que apresenta o maior número de ocorrências de dengue hemorrágica. A cidade teve oito dos 22 casos desta forma de dengue.

Já na Bahia, são 26.597 casos até abril, um aumento de 291% em relação ao mesmo período do ano passado. Neste estado, 28 pessoas morreram por causa da doença.

Os dois estados são só uma amostra do que ocorre em todo o país.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Mais de 1000 casos de gripe suína no mundo


Na semana passada, não chegavam aos 300 os casos de gripe suína no mundo. Hoje, eles já somam 1003 e estão em 20 países, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por essa razão, a OMS cogita elevar o alerta de pandemia para o nível máximo ( 6 - em uma escala de 1 a 6) e declarar uma epidemia mundial de gripe.

O México, primeiro país atingido pela doença, tem 590 casos confirmados da doença e 25 mortes. Os Estados Unidos comunicaram 226 casos e um morto. Em terceiro lugar está o Canadá, com 85 pessoas infectadas e sem registro de mortes até o momento. No Japão, os resultados preliminares dos exames de uma paciente com suspeita da doença deram positivo para o vírus H1N1. s demais países que informaram oficialmente os casos são: Áustria, Espanha, China, Costa Rica, Colômbia, Dinamarca, El Salvador, França, Alemanha, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Suíça, Portugal e Reino Unido.

O Brasil tem 15 casos suspeitos, mas ainda não há confirmações.

Leia mais:
BlogBlogs.Com.Br