quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Recorde de desemprego em janeiro


A Fundação Seade e o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) divulgaram hoje uma notícia nada boa depois de um período prolongado de festas no Brasil: o aumento do desemprego no país. A pesquisa identificou um crescimento de 13,1% em janeiro deste ano em seis principais regiões brasileiras: Belo Horizonte, Distrito Federal, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo.

O desemprego que estava em 12,7% em dezembro subiu para 14,2% em janeiro nas regiões pesquisadas. Em números inteiros, verifica-se que o contingente de desempregados nas seis regiões foi estimado em 2,620 milhões de pessoas, 75 mil a mais do que no mês anterior. Dados que se explicam pela eliminação de 221 mil postos de trabalho e a saída de 145 mil pessoas do mercado de trabalho.

Leia mais:

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Venezuela escolhe reeleição ilimitada proposta por Chávez


O presidente Hugo Chávez celebrou essa semana mais uma vitória em 10 anos de governo. Saiu vitorioso no referendo do último dia 15 sobre a reeleição ilimitada na Venezuela, que lhe dará a oportunidade de candidatar-se a vários mandatos consecutivos. O "sim" venceu com cerca de 54% dos votos dos eleitores presentes contra cerca de 45% do "não".

Essa que já é a segunda tentativa de implantar a reeleição ilimitada por referendo, teve sua primeira vez em dezembro de 2007, quando Chávez foi derrotado por 50,71%. Após o fracasso, o presidente venezuelano voltou ao assunto em janeiro deste ano, quando saiu vitorioso na Assembléia Nacional da Venezuela, com a aprovação da emenda à Constituição que permitiu a reeleição ilimitada a todos os eleitos por voto popular, incluindo o presidente do país. Mesmo aprovada pela Assembléia, Chávez ainda teve que contar novamente com um referendo que fez com que a decisão final ficasse por conta dos venezuelanos.

Com a atual aprovação da população, Chávez pode tentar se reeleger para seu terceiro mandato. O segundo mandato termina em 2018 e o presidente venezuelano já se diz pré-candidato para a eleição de 2012, para o período de 2013 a 2019.

Leia mais:
Últimas Notícias:

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Dica cultural: Dois perdidos numa noite suja


A competente atuação de Leonardo Fernandes e Paulo Victor faz da peça "Dois perdidos numa noite suja" uma das mais requisitadas da 35º Campanha de Popularização do Teatro e da Dança.

O espetáculo apresenta a dura realidade de dois jovens marginalizados. Escrita há 40 anos, a peça nos faz pensar sobre nosso papel na sociedade atual e o que queremos para nossas vidas.
Os interessados têm até o dia 04/03 para assistirem a peça que está no Teatro João Ceschiatti, do Palácio das Artes em Belo Horizonte.

Dias e horário: 03/02 a 04/03 • Ter e Qua: 20h (exceto 24 e 25/02)
Diretor(a): Marcelo do Vale
Autor: Plínio Marcos
Produtor: CIA Cênica de Teatro/Motiva Teatro Empresarial e Artístico Ltda.
Classificação: 14 anos
Leia Mais:



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Banco Central divulga lista com ranking de juros dos bancos


O Banco Central do Brasil (BC) disponibilizou hoje em sua página na internet várias listas que apresentam os juros dos principais bancos e financeiras do país. Na página são encontradas informações tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas. No caso das físicas, há dados sobre as taxas médias de cheque especial, crédito pessoal, aquisição de veículos e de bens. Para pessoas jurídicas, os dados são sobre desconto de duplicatas, capital de giro prefixado, conta garantida, aquisição de bens e capital de giro flutuante.

Os dados divulgados pelo BC deixam claro a oscilação do juros entre os bancos. No caso do cheque especial, por exemplo, os juros variam de 1,97% a 10,13%. A disparidade desses números ainda é maior quando se fala de crédito pessoal, em que a taxa de juros varia de 1,02% até 25,44%.

A intenção da instituição em divulgar tais informações é incentivar a concorrência entre as empresas financeiras e tentar reduzir a diferença entre os juros pagos e os cobrados dos clientes.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Efeitos da crise: 51% da população acredita que oferta de emprego deve melhorar


A pesquisa CNT / Sensus divulgada hoje mostra que os brasileiros estão otimistas quanto ao efeito da crise econômica no Brasil. Segundo o levantamento, 51,1% dos brasileiros acreditam em uma melhora da oferta de emprego. Já 43,8% da população diz não ter medo da demissão. Outros 42,7% têm medo de perder o emprego.

O estudo mostrou ainda que 50% da população é favorável à redução da jornada de trabalho e dos salários para evitar o desemprego.

Segundo especialistas, a esperança da população está ligada a confiança que os brasileiros têm nas soluções do presidente Lula. Fato que foi confirmado pelos altos índices de popularidade do governo Lula.


Popularidade

A pesquisa CNT/ Sensus também divulgou a avaliação positiva do governo Lula durante o mês de janeiro. A avaliação pessoal do presidente Lula obteve o melhor índice da pesquisa, subindo de 80,3% em dezembro de 2008 para 84% em janeiro.
BlogBlogs.Com.Br