terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Venezuela escolhe reeleição ilimitada proposta por Chávez


O presidente Hugo Chávez celebrou essa semana mais uma vitória em 10 anos de governo. Saiu vitorioso no referendo do último dia 15 sobre a reeleição ilimitada na Venezuela, que lhe dará a oportunidade de candidatar-se a vários mandatos consecutivos. O "sim" venceu com cerca de 54% dos votos dos eleitores presentes contra cerca de 45% do "não".

Essa que já é a segunda tentativa de implantar a reeleição ilimitada por referendo, teve sua primeira vez em dezembro de 2007, quando Chávez foi derrotado por 50,71%. Após o fracasso, o presidente venezuelano voltou ao assunto em janeiro deste ano, quando saiu vitorioso na Assembléia Nacional da Venezuela, com a aprovação da emenda à Constituição que permitiu a reeleição ilimitada a todos os eleitos por voto popular, incluindo o presidente do país. Mesmo aprovada pela Assembléia, Chávez ainda teve que contar novamente com um referendo que fez com que a decisão final ficasse por conta dos venezuelanos.

Com a atual aprovação da população, Chávez pode tentar se reeleger para seu terceiro mandato. O segundo mandato termina em 2018 e o presidente venezuelano já se diz pré-candidato para a eleição de 2012, para o período de 2013 a 2019.

Leia mais:
Últimas Notícias:

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br