quinta-feira, 23 de abril de 2009

Previsão: 2010 será o ano de retomada econômica do Brasil


Uma onda de esperança está envolvendo os economistas brasileiros: eles já preveem a volta do crescimento econômico do país em 2010. O Brasil que deverá encerrar este ano com retração de até 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) espera para o ano que vem um aumento de até 3%. Os especialistas afirmam que o pior da crise financeira já passou e que resta esperar serem efetuados ajustes nos sistemas financeiros dos Estados Unidos e Europa.

No Brasil, dentre os fatores que vão determinar a recuperação econômica está principalmente a agilidade do governo em promover novas medidas como os cortes na taxa básica de juros (Selic) e a ampliação do crédito. Ações que vão ajudar no aumento do consumo das famílias brasileiras e promover a retomada. Outro fator é a volta da produção das indústrias e a consequente aumenta da oferta de empregos.

Por esses fatores, a volta do crescimento está condicionada às medidas do governo. Segundo os especialistas, somente se o governo tomar todas essas medidas, o PIB pode crescer até 3%.

Leia mais:
Juros bancários voltam ao nível pré-crise, mas inadimplência sobe

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br